Produtos



Pesquisas de Opinião Pública

A pesquisa de opinião é certamente o setor mais amplo de pesquisas. Exceto por pesquisas factuais, como por exemplo market share e desk research, todo o resto pode ser enquadrado como opinião pública.

Resultado de imagem para pesquisa de opinião

Fonte: Google

 

Dentre as metodologias, o Instituto PHD – Empresa de Pesquisa de Opinião enquadra como pesquisas de opinião:


Pré-Eleitoral, Eleitoral e Governamental.

A pesquisa eleitoral, ou pesquisa de intenção de voto, realizada por empresa de pesquisa, é um dos artifícios mais eficientes quando queremos avaliar as influências institucionais das campanhas. Ou seja, ela é muito útil para que candidatos e partidos possam direcionar suas campanhas e realizar as melhores coligações. Ao contrário do que muitos acreditam, a pesquisa eleitoral não é realizada somente em período de eleição. Ela vai muito além do que prega uma inteligência de mercado ou inteligência competitiva. Órgãos políticos e da mídia realizam levantamentos frequentemente sobre a popularidade dos governantes. Quanto maior é a divulgação da pesquisa política pelos veículos midiáticos, maior é a influência dessas informações sobre os votos dos eleitores. Contudo, você sabe como são feitas as pesquisas eleitorais? Sabe como deve interpretar os resultados para que eles te auxiliem a escolher o melhor candidato? (INSIDER, 2017).

PESQUISAS DISPONÍVEIS:

Avaliação do Governo Elinaldo
Resultado de imagem para Elinaldo 1ª Pesquisa de Opinião Pública: Ano 2017.
Arquivo completo. RESULTADO DA PESQUISA_2017
2ª Pesquisa de Opinião Pública: Ano 2018.
Arquivo completo. RESULTADO DA PESQUISA_2018
 

Estudo de Concorrência, Market Share, Top of Mind, Audiência de Rádio/ Jornal/ TV

O que é? Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que haja uma pesquisa mercadológica bem feita. Mas a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio. É preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas. Também é preciso que o empreendedor vença o ceticismo e confie nos resultados da pesquisa. É possível coletar dados confiáveis regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas. Para que serve a pesquisa mercadológica? Conhecer o perfil do cliente: ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, dentre outros). Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos. Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços: sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras, ou, se for o caso, de terceirização das atividades. Serve, também, para dimensionar o mercado, identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos (SEBRAE, 2017).

Satisfação de Clientes, Satisfação dos Funcionários, Satisfação de Alunos e Satisfação do Atendimento.

A Pesquisa de Satisfação tem como objetivo conhecer a opinião de seus consumidores e clientes a respeito dos serviços prestados por sua empresa. Dessa forma é possível descobrir a imagem passada pela companhia em cada um dos pontos de contato com seus clientes, gerando relatórios específicos para as diversas áreas de atuação como SAC, Vendas, Pós-Venda, Atendimento Pessoal, Atendimento Online, entre outros. Avaliando os pontos fortes e fracos de seu contato com o cliente, você é capaz planejar a melhor forma de abordar seu público e descobrir quais estratégias trazem melhores resultados para sua empresa. Através da pesquisa de Satisfação é possível:
  • Conhecer a imagem da sua empresa perante o seu público;
  • Medir a satisfação dos seus clientes com os serviços prestados por seus colaboradores;
  • Avaliar os resultados gerados por cada setor;
  • Descobrir como o serviço prestado por seus profissionais é avaliado por seus clientes;
  • Saber quais pontos de contato da sua empresa com o público apresentam falhas ou fraquezas e como melhorá-las;
  • Descobrir a melhor forma de abordar o seu público no que se refere a horários de contato, tom da comunicação e formas de abordagem;
  • Otimizar a abordagem aos seus clientes, tornando o atendimento mais rápido e produtivo;
  • Melhorar a comunicação interna da sua empresa.
A Pesquisa de Satisfação tem como objetivo a mudança de comportamento dentro das diferentes áreas da organização, tornando o contato com o público mais agradável e objetivo. Tudo isso gera uma imagem positiva para a sua marca e cria uma maior proximidade com seus clientes (AGPPESQUISAS, 2017).